Peixinho da horta, peixinho, lambari, orelha-de-lebre, pulmonária

Stachys buzantina.

Por Clarissa Taguchi


Nativa do Oriente Médio, esta PANC é uma das mais adoradas! Por ser deliciosa, por ser peludinha, por lembrar um filezinho de peixe empanado! O peixinho da horta é realmente uma graça ;) E você? Já provou?


Fácil de cultivar, apesar de precisar de alguns cuidados... Gosta de meia sombra e regas diárias. Pode ser cultivado em vasos, na janela ou na varanda. Mas não gosta de se sentir sozinho, adora a companhia de outras plantas.


E que gosto tem?


Não, o gosto não é de peixe, infelizmente. Sua graça está na textura, e tudo por causa dos seus pelinhos! A textura crocante que dá o aspecto de peixe empanado se dá pelos pelinhos que repelem a água. Você pode fazer um teste em casa e verificar você mesmo.


Por conta disso, quando empanado e feito frito ou assado, permanece crocante e lembra um peixe empanado! Testa lá:


Receitinha básica:

Você pode empanar do seu jeito! À base de ovo, de maionese vegana da A.PlantZ, ou até com leite (qualquer leite!). E a farinha pode ser de trigo, de milho, de rosca... Basta temperar a farinha e empanar! Frite em óleo quente ou leve ao forno, a air-fryer também funciona!


E os benefícios, pode substituir a carne de peixe?


Não... Mas é rica em fibras, antioxidantes, minerais e tem ação emoliente auxiliando nos sintomas de tosse e indigestão.



Fotos: Clarissa Taguchi ou Diego Prospe.

#PANC #Culinariapanc #P #indexPANC

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo