Família Asteraceae. Genero Dahlia. Espécie, dezenas ou centenas.
Por Clarissa Taguchi
As dálias são nativas do México e foram inicialmente cultivadas pelos Astecas! Hoje são cultivadas em todo o mundo, havendo inúmeras variações e inclusive variações hibridas. Coloridas, vibrantes e levemente perfumadas, as dálias florescem o ano todo e com uma infinidade cores, até bicolores e tricolores!
Ela é uma PANC de jardim, ornamental, e de fácil cultivo. Você pode enfeitar suas saladas, bebidas e doces com as abundantes pétalas! Suas batatas também são comestíveis, levemente doces e tem uma textura semelhante à yakon, podem ser amarguinhas e com gosto terroso também.
Em geral alcançam de 1m a 2m, e preferem florir quando a temperatura está mais amena. São perenes, brotando após suas flores secarem. Aceitam regas esporádicas, não necessitando muitos cuidados, apenas solo bem adubado e limpeza do terreno (para as PANC mais sem vergonhas não sufocarem!).
E que gosto tem?
Suas pétalas tem gosto e aroma bem neutros, portanto, é linda para enfeitar. Você pode incluir em saladas e bebidas, como decoração ou misturadas. Ou pode fazer uma bela farofa colorida!
Segue a receita:
Debulhe 2 a 3 flores de dália, as pétalas saem facilmente.
Faça uma farofa do seu jeito, com alho ou sem alho. Tempere com sal.
E antes de desligar o fogo, jogue as pétalas e misture bem.
Viu? É bem simples!
A dália é a PANC de jardim que sempre recomendo ter em casa, e sim, ela gosta de jardim. Não é muito de vasos, uma pena! Mas já vi casos de darem em vasos, daqueles que viram xodó da casa :)
E os benefícios?
Tradicionalmente as folhas e raízes de dália são usada em emplastros sobre a pele, como queimaduras, picadas de inseto, coceiras, hematomas e feridas.
Fotos: Clarissa Taguchi ou Diego Prospe.
Comments